Escola Primária em Balaguina / Joop van Stigt and Jurriaan van Stigt

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Cortesia de Foundation Dogon Education
  • Arquitetos: Joop van Stigt e Jurriaan van Stigt
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  420
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012

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Cortesia de Foundation Dogon Education

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está situado na aldeia rural Balaguina, na região de Dogon em Mali (declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1986), no Sahel Oeste Africano. A região Dogon é subdesenvolvida, como o governo raramente investe nesta área tão remota do país. Uma premissa importante para o melhoramento das condições de vida do povo de Dogon é o investimento em educação. A antiga escola da região estava alocada em um hangar mal construído muito deteriorado com o passar do tempo. Um novo edifício para a escola que atendesse as necessidades de um número crescente de estudantes tinha que ser construído. O projeto não somente concerne a construção de um novo edifício de salas de aula: a organização educacional e a realização de funções de apoio como poços e habitações para professores são essenciais para o sucesso do projeto.

Contexto

A aldeia Balaguina fica no planalto Pinari, cerca de 40 quilometros a sudeste de Mopti e a 500 quilômetros de Bamako, a capital. Esta área esta inserida na zona Sahel, e é caracterizada pela alternância de uma estação seca e uma chuvosa. A estação chuvosa dura cerca de 5 meses entre Maio e Setembro. Neste período, esta área é verde e florida e a temperatura atinge 40-45 ºC. A área transforma sua paisagem para uma árida na estação de seca. Embora as atividades de construção continuem durante todo o ano, o melhor período para construção é após a estação de chuvas. Durante o período de safra, que vai até Outubro, a disponibilidade de trabalhadores é baixa por que estes trabalham no plantio e colheita.

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A escola está situada ao longo da estrada para Nando e outras aldeias vizinhas. O local foi cuidadosamente escolhido juntamente com os habitantes da aldeia. Vários aspectos desempenharam papel importante na determinação do local exato para a escola. Já havia um poço perto do terreno que poderia ser utilizado durante o período de construção e pelas crianças da escola. A escola não somente atende as crianças da aldeia de Balaguina, mas também das três aldeias próximas. Portanto, a escola deveria ser acessível a aproximadamente 180-200 alunos de diferentes aldeias.

Ao dispor a escola fora da aldeia de Balaguina, na estrada para aldeias vizinhas, a escola "pertence" a todos eles. Outra justificativa para esta localização externa a aldeia é que o edifício escolar não se encaixa na organização das aldeias tradicionais de Dogon, que consistem em casa de família, casas de casais e estruturas religiosas.

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Princípios Básicos

O uso de materiais locais / tecnologias básicas

Um dos principais critérios foi a utilização de recursos e materiais locais para a realização de uma construção econômica e sustentável que se integrasse a paisagem e se adaptasse aos métodos construtivos tradicionais do local. Com o uso de tecnologia de base e de conhecimento construtivo tradicional, as técnicas foram inovadas a cada etapa. Estes avanços inspiraram esforços similares em outros lugares; o uso de blocos de terra comprimida e técnicas de construção inovadoras estão sendo adotadas em outros projetos nesta região. Neste sentido, o projeto se encaixa muito bem no Programa de Reabilitação de Earth Architecture da AKTC.

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Planta

Processo educacional / envolvimento da comunidade

O objetivo principal deste projeto não é apenas a construção de um edificio escolar, o projeto também oferece aos alunos e a população local uma oportunidade de aprender sobre o trabalho construtivo. O próprio processo de construção desempenha um papel importante para desenvolvimento sustentável local e das técnicas tradicionais.

O empreiteiro local e sua equipe trabalham em conjunto com os estudantes da Escola Técnica em Sevare para envolvê-los em todas as fases do processo de construção. Medidas foram tomadas para melhorar e aperfeiçoar os métodos construtivos em continuidade com os métodos, tradições e conhecimento existentes.

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Além disso, o envolvimento de toda comunidade no projeto é importante, não somente porque a construção em conjunto é parte da tradição de Dogon, mas também para criar um senso de responsabilidade coletiva para a manutenção da escola. Somado a isso, os pedreiros adquiriram conhecimento e experiência para que possam construir mais é de forma mais independente, desenvolvendo sua própria linguagem arquitetônica com base nos blocos de terra comprimidos.

Clima interior confortável

Como a temperatura atinge os 40ºC facilmente, um clima interior confortavel se faz essencial. Este critério pede soluções de design inteligentes e escolha de materiais. O telhado de blocos de terra comprimidos, ao invés de folhas de papelão onduladas, é reversível e os tubos de ventilação constribuem para uma climatização interna consfortável.

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Corte

Design

Ensemble

O projeto é a conjunção de um edifício escolar, habitação para professores, blocos de saneamento, um poço e um espaço aberto coletivo. O terreno será cercado por plantas de Jatropha para proteger da invasão de animais. O óleo destas plantas é também utilizado para a produção de combustível biodiesel. A escola precisa atender aos requisitos prescritos pelo governo e pelo CAP (Centre d'Animation Pédagogique). A escolas normalmente são composta por grupos de três salas de aula. Estas salas devem ter 7 x 9 metros e servir cerca de 60 alunos. A escola em Balaguina é construída em duas fases para ser capaz de lidar com o crescente número de estudantes. A primeira fase consiste na construção de três salas de aula com varandas dos dois lados. A segunda fase compreende a construção de mais três salas de aula, localizadas mais próximas a estrada. No entremeio destes edifícios ha um pátio com árvores para fornecer sombra. O bloco habitacional para professores está localizado no limite do terreno e cada casa tem seu próprio quintal cercado por parapeitos tradicionais feitos de pedras cortadas pelos próprios moradores de Balaguina. Cada bloco é composto por três casas, cada uma com sua própria orientação. O escritório do diretor da escola não esta localizado na aldeia por esta ser baseada na família. Os professores frequentemente vem de outros vilarejos e não tem família em Balaguina. O bloco de saneamento está no canto do terreno, facilmente acessível pelos alunos e professores. O poço da escola foi construído do outro lado da rodovia para que possa ser utilizado também pelos habitantes da aldeia e a escola se mantém assim resguardada aos estudantes. A posição da escola, das habitações e do bloco de saneamento também foram determinadas pelas árvores que tinham que ser preservadas.

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Escola

A arquitetura da escola e das habitações para docentes tem uma ligação estreita com a construção local e com as tradições de moradia. O uso de blocos de terra comprimidos localmente resulta em uma fluente integração com o ambiente, como quase todas as aldeias Dogon que fundem-se a paisagem. A linguagem formal é um resultado claro dos requisitos funcionais.

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A estrutura da escola é exclusiva com duas varandas ao longo das salas de aula. Ambas funcionam como contrafortes para suportar a carga do telhado em abóbada das salas de aula. Além disso, a varanda oferece agradável espaço externo para os alunos. A varanda é composta por blocos alternados grampeados com os reforços determinando o ritmo da fachada. Nos corredores de circulação, os blocos seguem o pressure arch e desta forma da origem a suas aberturas características. O telhado e as calhas são acentuadas pelas camadas extra de pedras e rochas de dilatação que dividem os arcos. O telhado de blocos de terra compactada está coberto por uma espessa camada de 20-30 mm de terra vermelha misturada com cimento para atingir a impermeabilização desejada. As gárgulas, feitas pelo povoado Bozo, também são aplicadas no telhado para ventilação e habilitação da luz natural.

Habitação para professores

Para incentivar a vinda de professores para a região remota de Dogo, habitações foram construídas próximas a escola. O bloco habitacional é composto por três casas e um espaço designado ao escritório do diretor da escola. O bloco é formado por quatro abóbadas próximas umas das outras. Casa casa tem seu próprio quintal, uma sala de estar na entrada e um quarto. Para dar privacidade a este ambiente, cada casa tem sua própria orientação. A janela e as aberturas para as portas são acentuadas por uma larga aba de alvenaria. Isso reforça a construção, bloqueia a luz do sol e resulta em um bom sombreamento e ritmo para a fachada, que é uma característica da arquitetura Dogon. O diretor da escola tem um cômodo extra para sua família. Em geral, as casas são usadas durante o período letivo, durante feriados os professores voltam para a casa de suas famílias em outras aldeias. Tanto na escola quanto nas habitações, os pisos são feitos de blocos de terra compactada de 4 quilos, e meia espessura. Para a prevenção contra cupins, os groundis são polvilhados com sal.

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Construção

Na região de Dogon vários tipos de construção e de materiais são aplicados dependendo da localização exata. A argila é o material mais comum, como vários tipos de argila que podem ser encontradas pela região de Dogon. Em Balaguina, argila é a escolha mais óbvia.

É muito importante construir com o máximo de materiais locais quanto possível. Isto é economicamente mais interessante que a importação de materiais, além de ser uma solução sustentável e facilmente trabalhável. A construção completa; as paredes estruturais, o telhado curvo e os pisos são feitos com blocos de terra compactados hidraulicamente. A máquina de pressurização de blocos é móvel, para que os blocos possam ser produzidos no próprio canteiro de obra e articulados por uma argamassa feita de terra. Os blocos pesam 8,5 quilos cada e suportam uma pressão de 15 N/mm². Aproximadamente 3-4% de cimento é adicionado aos blocos para impermeabilização. A fundação é feita de concreto. Porque o uso de materiais locais é um critério importante, não há estruturas de apoio aplicadas. Isto não somente resulta numa construção de barro única, que conduz ao design de soluções que aumentam a qualidade do edifício, como a varanda dos dois lados do prédio. Além disso, o uso de terra argilosa em paredes, teto e piso resultam em um ambiente interno bastante confortável. Os exclusivos tubos de ventilação no teto, feito através de gárgulas tradicionais, conseguem uma ventilação perfeita e fazem desnecessária a construção de uma segunda laje. O uso de madeira foi rejeitado porque a madeira nativa é escassa, trabalhosa e custosa em termos de manutenção. As janelas de esquadrias em aço são produzidas por artesãos em Mopti que estão familiarizados com esta técnica. Outo motivo para não usar a madeira é a ameaça de cupins.

Texto por Foundation Dogon Education.

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Fachada

Galeria do Projeto

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Localização do Projeto

Endereço:Mopti, Mali

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Sobre este escritório
Cita: "Escola Primária em Balaguina / Joop van Stigt and Jurriaan van Stigt" [Primary School in Balaguina / Joop van Stigt and Jurriaan van Stigt] 04 Jun 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-118089/escola-primaria-em-balaguina-slash-joop-van-stigt-and-jurriaan-van-stigt> ISSN 0719-8906

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